Sucropedia.com - Aš˙car Bruto - Transporte

By Bento, Luis San Miguel
Posted on 2006-12-08    Last edited on 2010-11-14
http://sacaropedia.com/entradas/E0014


No passado, o açúcar bruto era transportado em sacos de juta de 100 kg desde as fábricas de açúcar até às refinarias. Atualmente, para grandes distancias, o açúcar bruto é transportado a granel em barcos graneleiros de 15 000 to de carga, ou por caminho de ferro ou camiões graneleiros.

Durante o transporte do açúcar passando de climas tropoicais para temperados há migrações de humidade no intererior da carga de açúcar ou entre o açúcar e o exterior. Como o açúcar é um produto higroscópico, em condições de alta humidade atmosférica, há migração de humidade do ar para o açúcar. Esta humidade será perdida do açúcar para o ar ambiente quando este for mais seco. Esta perda de humidade provocará sobresaturações no xarope envolvendo os cristais e pode ocorrer um re-cristalização do açúcar causando formação de massas compactas de açúcar. Ocorre o que se designa por empedramento do açúcar. Este fenómeno causa sérios problemas de manuseamento do açúcar. Para evitar a ocorrência deste fenómeno,  os cristais do açúcar são envolvidos por um xarope de baixa pureza que evita a re-cristalização. Isto é o que se passa com o açúcar bruto. 

 

 

Rama_Transporte

Descarga de açúcar bruto do camoião para o silo de armazenagem
(Guatemala 2005 - foto Luis Bento)

No porto de destino, o açúcar bruto é descarregado, pesado e é tomada uma amostra média para controlo da Polarzação. Esta análise detina-se a fins comerciais e de controlo técnico da refinaria. O preço do açúcar bruto depende da sua polarização e um factor de correcção é aplicado usando como referência o preço a 96º Pol (Hill, 1993).

Bibliografia
Hill F.R., 1993, Raw sugar purchasing, marketing and receiving, in Cane Sugar
          Handbook
, Chen J.P.C., C.C. Chou, Pub. John Wiley & Sons Inc., 12th ed., 435-
           445

E0014