Cabeçalho

Carvões Adsorventes

Por Bento, Luis San Miguel
Inserida em 2006-09-20    Actualizada em 2018-10-30

 

1. Carvão Animal 

O carvão animal foi o primeiro adsorvente  usado para a descoloração na indústria do açúcar. Nos tempos antigos, as refinarias recebiam os ossos dos animais que, depois de queimados, eram misturados com as caldas do açúcar. Modernamente, o carvao animal é usado em colunas onde os licores fluem contactando o carvão. Depois do ciclo de descoloração, o carvão é lavado e retirado das colunas para ser regenerado por aquecimento a 500 ºC, na presenca de uma quantidade limitada de ar (Riffer, 1993).

2. Carvão Ativado Granulado

Depois dos anos setenta, do último século, o carvão animal foi substituído, quase totalmente, pelo carvão granulado ativado, ou por  adsorventes sintéticos, como as resinas de permuta iónica. Estes carvões sao usados em duas formas: carvão ativado granular e carvão ativado em pó. Estes produtos apresentam uma árae específica dez vezes superior ao carvão animal, e, em consequentemente, a capacidade de descoloração é muito mais elevada   (Field and Benecke, 2000). Assim, menos quantidade de carvão será então necessário para conseguir a mesma remoção de cor.

3. Carvões Ativados em Pó

Carvões ativado em forma pulverolenta sao usados com descorantes de soluções de açúcar em refinarias de pequena capacidade, instalações de açúcar líquido ou nos consumidores de açúcar. Outra aplicação deste carvão é o fornecimento de uma descoloração suplementar para produtos especiais: açúcares de baixa coloração ou para descolorar açúcar C, por exemplo. A vantagem deste sistema é o baixo custo de investimento, comparado com os carvões mencionados acima. 

 

 

 

 

 

Bibliography

Field P.J., H.P. Benecke, 2000, Granular carbon decolorization system, in
Handbook of Sugar
           Refining,
Ed. C.C. Chou, Pub. John Wiley & Sons Inc., 91-119
Riffer R., 1993, Decolorization, in Cane Sugar Handbook, Ed. J.P.C. Chen, C.C.
Chou, Pub.
           John Whiley & Sons Inc., 12� ed, 460-467

 E 0030

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




Comente esta entrada
Creative Commons License 247992 visitas desde 2010-10-01 Política de privacidade

Read this entry in english


Buyer's guide

Activated Carbon Plants
Activated Carbon Plants