Cabeçalho

Açúcar Bruto - Armazenagem

Por Bento, Luis San Miguel
Inserida em 2007-06-15    Actualizada em 2010-11-15

O açúcar bruto é armazenado nas fábricas, nos portos marítimos e nas refinarias, em armazéns de grande capacidade. O transporte do açúcar bruto, das fábricas para os armazens dos portos de embarque e dos portos de embarque para as refinarias, é normalmente efectuado por camiões graneleiros de cerca de 25 ton de capacidade. Em certos casos o trenporte é efectuado por camonho de ferro ou barcaças.
Os armazéns de açúcar bruto têm normalmente a forma de capela sendo o açúcar descarregado para o armaz´em atarvés de distribuidor colocada em tapete de banda no topo do armazém. Em alguns casos o açúcar é descarregado para o armazém através de tapetes com uma banda de alta velocidade que faz projetar o açúcar para monte formado no armazém

Nas refinarias o açúcar bruto deve ser mantido o mínimo de tempo possível em armazém antes de ser armazenado. Este tempo varia com a qualidade do açúcar (polarização e humidade). Deve ser calculado um fator de segurança dado por:

       FS = Humidade % / (100 -Pol) 

Para valores de FS entre 0,25 e 0,33  o açúcar bruto está numa zona instável. Este açúcar deve ser processado logo que possível. 
Para valores de FS maiores de que 0,33,  o  açúcar bruto de ser consumido o mais rapidamente possível. Açúcares com este valçor degradam-se rapidamente.  
Se o valor do FS for inferior a 0,25, o açúcar bruto está numa zona estável e a sua armazenagem pode ser longa. riod can be long (Chen, 1993). De qualquer modo um açúcar bruto não deve ser armazenado mais do que seis meses. 

 

Rama_Armazenagem

Carga de Açúcar Bruto num armazém
(Guatemala 2005 - Foto Luis Bento)

 Bibliografia

Chen J.P.C., 1993, Raw Sugar Quality Criteria, in Cane Sugar Handbook,
          
 Ed.J.P.C.Chen, C.C.Chou, Pub.  John Willey &Sons, 12a ed, 21-39
Meadows D., 2007, Drying and storage of raw sugar, in Cane Sugar Engineering, Peter
           Rein, Verlag Dr.Albert Bartens, Berlin, 467-482

 

E0015

 

 

 

 




Comente esta entrada
Creative Commons License 248043 visitas desde 2010-10-01 Política de privacidade

Read this entry in english